17 jul

Inutensílio

Este ensaio foi acrescido ao final do ensaio ARTE IN-ÚTIL, ARTE LIVRE? Créditos no final.

A ditadura da utilidade

A burguesia criou um universo onde todo gesto tem que ser útil. Tudo tem que ter um para quê, desde que os mercadores, com a Revolução Mercantil, Francesa e Industrial, substituíram no poder aquela nobreza cultivadora de inúteis heráldicas, pompas não rentábeis e ostentosas cerimônias intransitivas. Parecia coisa de índio. Ou de negro. O pragmatismo de empresários, vendedores e compradores, mete preço em cima de tudo. Porque tudo tem que dar lucro. Há trezentos anos, pelo menos, a ditadura da utilidade é unha e carne com o lucrocentrismo de toda essa nossa civilização. E o princípio da utilidade corrompe todos os setores da vida, nos fazendo crer que a própria vida tem que dar lucro. Vida é o dom dos deuses, para ser saboreada intensamente até que a Bomba de Nêutrons ou o vazamento da usina nuclear nos separe deste pedaço de carne pulsante, único bem de que temos certeza.

Leia Mais »

05 jun

Nova música: SynchroNiCity

Front cover Image of SynchroNCity song

Trata-se de uma conexão causal de dois ou mais fenômenos psico-físicos. Inspirado por um conceito de C. G. Jung. Então, se você chegou até aqui, que fenômenos estão envolvidos nisso? =)

Divirta-se!

20 mai

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não deveria …

Life by AdonisWerther

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não deveria …

Está com preguiça de ler? Assista o vídeo no final com o texto.

A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e não ter outra vista que não as janelas ao redor. E porque não tem outra vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E porque não olha pra fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão. Leia Mais »

24 abr

Aos 30, sem diploma

Vocês lembram da história da Ana? Aquela história que contava sobre a nova geração estar “arruinada” pela imersão demasiada na Internet e outras coisas digitais, que levaram a uma geração toda a não seguir o comportamento dos pais?

E vocês lembram de que os Domingos precisam de feriados? E ainda mais, que a evolução distancia tanto o homem de sua origem que logo ele perde sua origem? E o importante também seria: As escolas nos fazem felizes?

Olha só que artigos legais para nos levar a reflexões sobre a maneira que estamos vivendo! =)

Então que tal mais um? Um ótimo artigo que traz mais uma abertura para esse meio, a mudança que vem ocorrendo na educação, a forma de educar, a forma de adquirir e utilizar o conhecimento, enfim, leia:

São quase dez da noite. Meu dia começou às seis da manhã e não vai parar até a uma - pra começar às seis de novo. Não tive tempo pra nada entre o trabalho e a faculdade e agora eu tô morto de fome, lutando contra o sono, ouvindo um professor falar pelo décimo quinto minuto seguido sobre amenidades que não têm qualquer relação com a disciplina. Sim, tá tudo errado.

Leia Mais »

© 2015 SHDO